sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Passo-a-passo da bola natalina feita com fundos de garrafa pet

Olá pessoal!

Em razão de receber alguns pedidos de como montar a bola de natal feitas com fundos de pet, estou publicando um passo-a-passo, feito por mim mesma,  no qual procuro demonstrar como montar esta bola que poderá ser utilizada como uma bela decoração de natal de uma árvore de rua, por exemplo, principalmente se ela for pintada e iluminada internamente com uma lâmpada "fria". Neste caso, porém, aconselho que seja consultado um bom eletricista para que ele forneça as devidas orientações quanto ao tipo de lâmpada a ser utilizada, e também para que faça a instalação elétrica apropriada, a fim de que não ocorram graves acidentes como choques elétricos e até mesmo incêndios.









Vamos, então, ao passo-a-passo:
1) O primeiro passo é separar 12 fundos de pet. É importante que estes fundos sejam do mesmo tamanho e recortados na mesma profundidade. Uma dica é recortá-lo bem na marcação que há na parte de baixo da garrafa (na marcação da imenda do fundo com o "corpo" da pet). O tamanho do fundo utilizado é que determinará o tamanho final da bola.
2) Após, com um pirógrafo ou com um aparelho de solda quente, fazer 5 furos em cada fundo. Para que você não se perca na montagem da bola, faça cada um destes furos na parte central bem na beirada do "gominho" do fundo.

A foto abaixo serve para demonstrar a localização do furo no "gominho". Note que este fundo da foto está com furos a mais para a montagem da bola. Não esqueça que você fará somente 5 furos (nos 5 "gominhos).
















3) Para o passo seguinte, aconselho que você organize, primeiramente, os fundos como mostra a foto abaixo. Após, una, cada um dos "gominhos" perfurados com um arame fino.
Uma dica para você não se perder: memorize um dos fundinhos como sendo o CENTRAL. Amarre os outros 5 na volta deste central, e só depois una-os entre si. Você perceberá que nesta carreira, quando os fundos forem amarrados entre si, eles ficarão levantados.
Pegue pequenos pedaços de arame fino para amarar os fundos, dê duas voltinhas e precione as pontas do arame para baixo para que você não venha a se arranhar posteriormente.
4) Depois que você amarrou esta carreira de fundos na volta do fundo CENTRAL e posterirormente amarrou-os entre si, comece a amarrar os outros 5 fundinhos. Você perceberá que ela fechará ainda mais, passando a parecer uma bola.
5) Por último, amarre o fundo que fechará a bola. Caso queira iluminá-la, não esqueça de fazer um furo na base (bem no centro do fundo), para que passe o fio elétrico no qual será feito a ligação do soquete da lâmpada.
Está pronta a sua bola!!!

Dica: Antes de montar a sua bola, pinte os 12 fundos com esmalte vitral. Faça várias bolas, com várias cores. Se quiseres iluminá-las, coloque lâmpadas bem fraquinhas no tom da cor do verniz da bola. Deste modo, a cor da bola ficará ainda mais acentuada quando a lâmpada for ligada. Fica um belo espetáculo de luz para a decoração de rua em uma árvore ou pinheiro.

1 comentários:

Miss Bronze RR

Adorei as idéias e acho que esta bola não serve apenas de luminária natalina, mas sim como uma bela luminária pra casa mesmo. Bjokitas

Blogger template 'Greenich' by Ourblogtemplates.com 2008

Jump to TOP